O Hobbit

The Hobbit or There and Back Again

SINOPSE
Bilbo Bolseiro, um hobbit respeitável d'O Condado, é escolhido por Gandalf, o Cinzento, para ser o ladrão na jornada de Thorin Escudo de Carvalho e mais doze anões que visa recuperar o tesouro e o trono da família de Thorin – tesouro este que fora roubado pelo dragão Smaug. Mesmo sem se considerar adequado, Bilbo parte rumo à Montanha Solitária e enfrenta perigos que nunca imaginara.


O Hobbit (também conhecido como "O Hobbit, ou Lá e de Volta Outra Vez", do original "The Hobbit, or There and Back Again"), de J.R.R. Tolkien, é um romance de fantasia, muitas vezes considerado um romance infantil, publicado originalmente em 1937. É o antecessor de O Senhor dos Anéis, obra-prima de Tolkien, e indispensável para qualquer fã da Terra Média. Apresenta temas como crescimento pessoal, amizade, heroísmo e ganância e introduz elementos importantes para suas continuações, como as raças da Terra Média e o Um Anel.

O livro tem sido muito comentado devido às suas adaptações para o cinema, incluindo a terceira e última parte, O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos, que estréia hoje, 11 de dezembro.


Como todas as obras de Tolkien, a escrita é impecável. Porém O Hobbit se diferencia por seu ritmo rápido e atmosfera geralmente alegre. Possui um enredo interessante e fácil de acompanhar, com elementos fantásticos e acontecimentos que seguem uma linha do tempo direta.

O desenvolvimento do personagem principal é muito bem realizado, narrando bem a transformação de Bilbo ao passar de um hobbit típico para o herói da história. Os outros personagens também são bem construídos; ainda que se possa criticar a falta de profundidade neles que, em sua maioria, são personagens bons ou maus, sem espaço para dúvidas e contradições.

Outro possível alvo de críticas no livro é a simplicidade da estrutura da narração, que alguns afirmam deixar a história boba para um leitor experiente: cada capítulo traz uma pequena aventura que tem sua origem e seu desfecho contados e que, assim, forma um trecho da viagem. Além dessa divisão dos capítulos, o autor conversa com o leitor, um elemento típico de histórias para crianças, e oferece descrições menos detalhadas que as do sucessor. Porém essa aparente simplicidade unida com a rica mitologia desenvolvida por Tolkien e que começa a tomar forma em O Hobbit são as principais características que tornaram o livro um dos maiores clássicos da literatura mundial.



De modo geral, O Hobbit é um livro excelente que apresenta a genialidade do universo de O Senhor dos Anéis sem deixar de ser uma leitura fácil e agradável mesmo aos mais jovens, sendo uma ótima porta de entrada para o trabalho de um dos maiores escritores britânicos.


Compre O Hobbit aqui.
Compartilhe no Google Plus