
O Natal se aproxima e, como sempre, Ebenezer Scrooge mantém seu desprezo pela data. Milionário e muito mesquinho, ele só pensa em dinheiro e não dá espaço para a emoção em seu coração, maltratando Bob Cratchit, seu fiel assistente, e ignorando seu sobrinho Fred. Com a morte de seu sócio, Ebenezer recebe a visita de três fantasmas do Natal: do passado, do presente e do futuro. Cada um deles, levará o velho ranzinza para uma viagem que o ajudará a refletir melhor sobre sua vida passada e a escolha que fará para o futuro.

Vamos voltar a alguns Natais passados, especificamente em 2009, para apresentar um especial de Natal sobre Os Fantasmas de Scrooge. Este é um daqueles filmes produzidos por meio de captação de movimentos de atores reais e depois transformados em animação 3D. O filme é dirigido e produzido por Robert Zemeckis, que já havia utilizado esta técnica antes em O Expresso Polar e Beowulf, e lançado pela Walt Disney Pictures.
Dentre os atores principais estão Jim Carrey, interpretando o próprio Scrooge (os fantasmas e alguns outros personagens secundários), e Gary Oldman. O longa-metragem é visualmente interessante, esta técnica de animação causa estranheza em um primeiro momento, mas se mostra muito eficaz: não deixa que o filme fique datado; permite ângulos de câmeras que seriam quase impossíveis em uma filmagem normal; e, acima de tudo, mantém a fluidez dos movimentos, conservando as características dos atores.

Os Fantasmas de Scrooge é baseado em um livro chamado A Christmas Carol, de Charles Dickens, e a adaptação do roteiro é o grande ponto alto do filme. A história gira em torno de Ebenezer Scrooge, um cara rico, avarento e mesquinho, que se recusa a ajudar qualquer indivíduo e odeia a época de natal.
Em uma certa noite, véspera de natal, Scrooge recebe a visita de um fantasma, que acaba revelando-se como seu ex-sócio, Jacob Marley, falecido a sete anos atrás. Marley voltou para fazer um alerta: sua avareza havia lhe aprisionado por sete longos anos na forma de um espírito triste e infeliz, mas Scrooge ainda teria uma chance de se salvar e para isso seria visitado por três fantasmas.

O Fantasma dos Natais Passados, é o responsável por mostrar a Scrooge como ele era feliz em sua adolescência e quais erros ele cometeu. O Fantasma dos Natais Presentes chama a atenção aos festejos de Natal, mostra como uma família simples e humilde consegue ser feliz e, acima de tudo, alerta que a ignorância e a miséria não devem ser alimentadas pelos homens.
O Fantasma dos Natais Futuros é o mais assustador dos três. Ele não fala, apenas aponta, e mostra a Scrooge o quão triste sua vida pode ser, se ele não mudar. Este conto é bastante popular, e já foi adaptada algumas centenas de vezes. Você pode encontrá-lo, por exemplo, em um filme da Barbie, uma animação do Mickey e até mesmo em uma graphic novel do Batman.

Apesar de ser uma história piegas, sua lição é simplesmente maravilhosa. Nos ensina como devemos aprender com nosso passado, valorizar os momentos presentes prezando assim, por um belo futuro. Além de mostrar que o egoísmo e a avareza são ladrões da felicidade.
Enfim, Os Fantasmas de Scrooge merece destaque por mesclar uma bela história a um visual bem desenvolvido e uma trilha sonora interessante. Se você ainda não viu, assista de coração aberto. Vale a pena.
A equipe do CCN Cast deseja a todos vocês um Feliz Natal!