Um Santo Vizinho

St. Vincent
SINOPSE
Um garoto que se muda para um bairro novo em decorrência dos divórcio dos pais e que passa por problemas de socialização na escola encontra, em seu vizinho, um amigo improvável e um companheiro de aprendizado.

Revisitando a narrativa do Amigo Improvável e indo muito além disso.

Existem alguns atores com os quais a empatia é quase instantânea. Bill Murray é um deles. Mesmo em papéis de pessoas não necessariamente simpáticas, a própria aparência do ator já entrega um sinal empático, que o liga ao espectador. Em Um Santo Vizinho (St. Vincent), a história não é muito diferente.

O roteiro é escrito e dirigido por Theodore Melfi e protagonizado por Bill MurrayJaeden Lieberher, Naomi Watts e Melissa McCarthy. John Lindley é responsável pela fotografia, enquanto Theodore Shapiro coordena a parte musical do filme.


É preciso dizer que, no caso desse filme, a empatia citada na abertura do texto funciona perfeitamente. Em uma interpretação divertida do arquétipo do "Seu Lunga", o ator manda brasa e se destaca positivamente. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito a respeito do papel de Naomi Watts, que sofre miseravelmente no que deve ser o pior papel de sua carreira.

A narrativa do filme é bem simples, mas não tão simples quanto as dos filmes sobre "Amigo Improvável" geralmente são. Ao incluir uma diversidade de personagens secundárias, cada uma com seu próprio arco narrativo, a trama se estica em alguns momentos, perdendo um pouco do ritmo, mas se destaca em outro sentido, como a tridimensionalidade de suas personagens.


A trilha sonora do filme é bem interessante, mas não chega a ser memorável. Cumpre seu papel, pontualmente, emocionando quando precisa e descontraindo quando é necessário. Quase a mesma coisa pode ser dita sobre a fotografia do filme, que não é nada excepcional, mas não tem nada que a transfira uma carga de demérito.

O filme tem alguns momentos bem emocionantes e outros bem divertidos, mas, apesar de se diferenciar um pouco de seus concorrentes na mesma linha narrativa, não apresenta muito que possa torná-lo um filme de comédia mermorável.
Compartilhe no Google Plus