
SINOPSE
Alice Howland é uma professora universitária de linguística que tem sua vida profissional, pessoal e seus relacionamentos com sua família modificados quando recebe um diagnóstico de Mal de Alzheimer.

Preparem os lenços.
Para encerrar nossa categoria dos filmes com indicações para Melhor Atriz, do Oscar 2015, chega o que talvez seja o mais relevante, considerando que foi por esse filme que Julianne Moore levou a estatueta. Por incrível que pareça, esse foi, também, o filme que mais demorou para estrear aqui nas nossa terra brasileira. Talvez só perca para Mr Turner, que ainda não estreou.
Com base no romance escrito por Lisa Genova, o filme é co-dirigido por Richard Glatzer e Wash Westmoreland e protagonizado por Julianne Moore, que divide a tela aqui com Alec Baldwin e Kristen Stewart. A música fica a cargo de Ilan Eshkeri.

É preciso dizer que Para Sempre Alice (Still Alice) não é um filme que se destaca por seus aspectos técnicos impecáveis ou por sua trama, extremamente bem construída. É um filme simples, feito com carinho, que emociona de uma forma brutal, principalmente pela utilização da trilha sonora e das atuações excelentes (não foi por acaso que a mulher levou um Oscar pra casa). E mesmo assim, apesar de tão pouco, o filme consegue fazer muito. Aliás, consegue fazer você chorar muito!
Alguns momentos têm uma construção muito forte, que valorizam muito a atuação da atriz. Os diálogos, também, são muito bem elaborados e conseguem deixar o espectador se sentindo, por exemplo, na pele de alguém que tem um ente querido passando por uma situação que, até hoje, não tem qualquer perspectiva de um final feliz.

Outro ponto muito positivo é que, por mérito do texto e da atuação da protagonista, a personalidade de Alice é muito bem definida. Por mostrar sempre o medo rodeado de muita elegância e calma, um momento, por exemplo, em que ela se torna extremamente aflita e desesperada consegue te dar a certeza do nível de desespero que aquela mulher tem naquele momento.
Como eu disse, não há muito a se falar sobre o filme sem entregar alguns spoilers. Então, em resumo, Para Sempre Alice (em uma tradução porca de um título original que, particularmente, acho genial) é um filme extremamente emocionante e pesado para qualquer ser humano que tenha um mínimo de empatia.
