Divertida Mente



SINOPSE
Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que enfrenta mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no centro dos Estados Unidos, para viver em São Francisco. Dentro de seu cérebro, convivem várias emoções diferentes, que controlam sua personalidade. Embora esses grupos sejam normalmente organizados, uma confusão na Sala de Controle faz com que a vida de Riley mude radicalmente.



"Este filme é dedicado para todas as crianças. Não deixe que elas cresçam. Nunca."

Todo mundo já deve ter pensado em alguma fase da vida: como funciona minha cabeça?; ninguém é capaz de controlar completamente seus pensamentos e sentimentos. Divertida Mente (Inside Out) é um viés maluco, divertido e completamente genial dessa ideia.

Disney Pixar se superou trazendo um memorável filme adulto travestido de animação infantil. Você embarca em uma montanha russa emocional, recheada de conceitos psicológicos muito bem adaptados dentro da brincadeira proposta, onde todos nós temos uma Sala de Controle na cabeça, com criaturinhas que são a personificação de cinco sentimentos: Raiva (Anger)Medo (Fear)Nojinho (Disgust)Tristeza (Sadness) Alegria (Joy).

Pete Docter (responsável por produções como Toy Story e Wall-E) dirigiu o longa-metragem e se juntou a Meg LeFauveJosh Cooley para escrever o roteiro. Michael Giacchino (Jurassic World) é o responsável pela trilha sonora, tendo também trabalhado em vários projetos da Disney.


A cabeça de uma garotinha chamada Riley é o principal cenário do filme, onde descobrimos como as lembranças são geradas e como elas influenciam em sua personalidade. Mas é fora da Sala de Controle que a aventura acontece.

Acompanhamos Alegria e Tristeza em uma divertida jornada de descobrimento, onde é possível entender, por exemplo, para onde vão as memórias esquecidas, porque você vive cantando aquela maldita música da propaganda e até mesmo de onde vêm os sonhos. Por outro lado temos RaivaMedo Nojinho na Sala de Controle, tentando agir como Alegria e gerando em Riley coisas como impulso, ironia e sarcasmo. É incrível notar como cada sentimento possui seu devido valor e a maneira que conseguimos equilibrá-los é o que nos faz ser quem somos.

No quesito técnico a Pixar não falha, a fotografia é maravilhosa e o 3D parece ter sido pensado em cada detalhe. A caracterização das personagens é muito bem desenvolvida, e as músicas compõem magistralmente os momentos tristes e alegres.


Divertida Mente desconstrói a infância e apresenta de maneira brilhante o amadurecimento pessoal, muito bem embasado em causa-consequência. São tantos níveis de profundidade que o filme funciona como um ótimo entretenimento para qualquer pessoa, porém é quase um presente para os mais interessados, que gostam de discutir e debater teorias.

Certamente será mais um marco para a Disney Pixar e para toda a indústria cinematográfica. São apenas 90 minutos que conseguem provocar deliciosas gargalhadas, lágrimas e, principalmente, momentos de reflexão. É uma animação com um alto nível de relevância, que te envolve do início ao fim.
Compartilhe no Google Plus