![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSETdXR0Du4Uw9pDFa0wId40_eU53G-oYR-k70Yz5rzdCk_u7dqJek_RMDcvlvxpWMamS2ijCyGF8YvmEhsQ3c8eKbXVejX6m4vTeN65ikw_KcRV-Tytj4FOrzG2FG_drznBpMWbgDr48/s1600/SW7-Capa.png)
Muito tempo após os fatos de "O Retorno de Jedi", encontra-se a Primeira Ordem, uma organização sombria iniciada após a queda de Darth Vader e do Império. O grupo está em busca do poderoso Jedi Luke Skywalker, mas terão que enfrentar outro grupo em busca de Luke: a Resistência, liderada por Leia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjj_ZQXYLrGWnF-2zLP-xl23w2hJTq6UqIVzgXI4vqofJ8iVHBt1pbJZLPSvYW36sytbgt-fYeSJoS127ayr-nsE0KvEmrdzV4IiCZuf7_7MTybP7AgmAetCaLHi6JNF83D6tEG5AQWWx0/s640/SW7-Ficha.png)
Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, surgia Uma Nova Esperança. Em uma década em que os blockbusters, como conhecemos hoje, eram apenas apenas raios de luz que começavam a iluminar os bolsos dos grandes estúdios, o cineasta George Lucas apresenta um filme que mistura ação, aventura e misticismo em um universo de faroeste intergaláctico. Em 2015, quase quarenta anos depois, sob o comando da Disney, J.J. Abrams escreve mais um capítulo nesta história com seu Despertar da Força.
Escrito a seis mãos, o roteiro é dirigido por J.J. Abrams e estrelado por Daisy Ridley, John Boyega, Adam Driver e Oscar Isaac, além dos já conhecidos Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill. A fotografia é dirigida por Daniel Mindel (creditado como Dan Mindel) enquanto a trilha sonora fica a cargo do lendário John Williams.
E não é como se a Força tivesse acordado no meio da noite para beber um copo d'água e voltar a dormir. Este Episódio VII traz todo o universo de Star Wars para um nível muito alto e familiar para os fãs da franquia, ao mesmo tempo em que apresenta novos elementos que, se tudo der certo, renderão vários outros filmes tão bons quanto este.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhULlbByNJ4SuCPQIwp2iiQSSdIoHDGzRSr1ohJ0-9OuKekb_Q7mPqHrrgRXcWUeBmZb_uLZRY1F4zPXUK0KHKi5X-zJS6CyLHOWwln37PbFc7lTYhmfCLC00AWJ5mTY54qlr2dHkwsqU4/s1600/SW72.jpg)
Se a preocupação era de que tudo mudasse, agora que a franquia está sob o comando da Disney, é com uma alegria imensa que eu digo: estamos em casa. Digo isso pois é possível que O Despertar da Força seja o filme de Star Wars mais "Star Wars" desde O Império Contra-Ataca. O filme tem o clima aventuresco de Uma Nova Esperança, mas também consegue ser intenso e mergulhar na mitologia daquele universo como o amado Episódio V (para mim, o melhor da série). O encontro das gerações, aliado a frases-chave apresentadas nos trailers, mostra a que este filme veio.
A fotografia e a trilha sonora têm uma grande influência nessa similaridade entre o novo filme e a Trilogia Clássica. Existe um trabalho, quase artesanal, em utilizar o máximo de efeitos práticos possíveis, tornando a experiência ainda mais agradável. Percebemos que todas essas tentativas não são exatamente de emular ou imitar o que era feito nos três primeiros filmes da franquia, mas sim de remeter e homenagear. É uma coisa muito bonita de se ver.
Mesmo sendo o sétimo episódio de uma série, o filme pode ser visto por alguém que não viu todos os filmes anteriores. Além de ser autoexplicativo, apresenta tantos espaços em branco referentes a estes trinta anos que se passaram, que quase chega a colocar todos no mesmo patamar de entendimento do que está acontecendo ali. É claro que existem muitas referências para recompensar os que se prepararam para ver o filme, mas nada que chegue a prejudicar narrativamente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCrziRH7jYs5nfJ63tGprLYuILyxnKaNQedFG4CfiIYEBp5jcpcJMHKQVn-C-CXdHbaryW4PoEYhIbEpJZtWiqQOq9C2avx1wkfmYaiuZnoBbjh_YrbLz9Rj7LvhcLnTx0HGG0zo0UVXw/s1600/SW71.jpg)
Um ponto aqui que funcionou melhor que nos filmes anteriores foi o humor. A premissa de apresentar personagens de origens (e até mesmo idades) variadas poderia dar muito certo ou muito errado. Felizmente, todas as interações são muito interessantes e funcionam muito bem. Mesmo tendo diversos personagens relevantes em tela, todos eles conseguem ter seus momentos sob os holofotes, principalmente quando estão trabalhando em duplas.
O Despertar da Força, como o próprio nome sugere, representa uma nova era para Star Wars (dentro e fora das telas), já que a Disney anunciou a intenção de fazer mais quatro filmes, sendo dois com a história principal, um sobre um Jovem Han Solo e o "Rogue One", sobre o roubo dos planos da Estrela da Morte.
Este é um filme que pode ser visto tanto pelos fãs da franquia quanto por aqueles que não viram todos os filmes, mas se interessam por aventuras especiais divertidas e intensas. Tem potencial para agradar crianças, adultos e até aquele tio que diz que as coisas eram muito melhores no tempo dele.