

Knights of Sidonia nasceu em um mangá criado por Nihei Tsutomu, em 2009. Apenas 5 anos mais tarde a série de anime foi produzida no Japão, pelo estúdio Polygon Pictures.

Não se sabe ao certo o ano que se passa o anime, mas ele acontece a mil anos após a terra sofrer um ataque de monstruosos alienígenas amorfos chamados de Gaunas. Os seres humanos que restaram - alimentados pelo medo do retorno das terríveis criaturas espaciais e sem perspectiva de vida - resolveram criar grandes naves e abandonar o planeta. Sidonia é uma dessas naves.
No início você é apresentado a Nagate Tanikaze, que foi criado por seu avô na camada subterrânea de Sidonia. Sua vida se resume a comer e treinar em um velho simulador Piloto Guardião. Após a morte do seu avô e o fim do seu estoque de comida, ele se vê obrigado a explorar o lugar e acaba sendo encontrado por guardas, alguns níveis acima da nave.
Aqui o autor utiliza um artifício interessante para apresentar Sidonia. Nagate Tanikaze é um ser humano normal, que sabe apenas o que seu avó o ensinou e, assim como o espectador, não conhece as mudanças pelas quais a humanidade passou. Você vai aprendendo junto com ele, por exemplo, que agora grande parte dos seres humanos fazem fotossíntese, e se alimentam apenas uma vez por semana; e que existe mais um sexo além do feminino e masculino, um tipo específico que se adapta a seu parceiro.

Logo se descobre a habilidade adquirida por Nagate Tanikaze de pilotar o Guardião, graças aos anos dedicados ao simulador. E em pouco tempo ele se torna um cavaleiro de elite decidido a defender Sidonia.
Knights of Sidonia perde pontos por não explicar melhor o que está acontecendo. Monstros gigantes querendo acabar com a humanidade e ela se defendendo com robôs gigantes é a premissa básica de 80% dos animes de mecha. Isso pode até ser explicado nas próximas temporadas, mas ficou leviano na primeira. Porém não desanime, os pontos positivos são maiores.

Pontos Positivos
Como o anime é curto, apenas 12 episódios, a história corre bem, sem enrolação. Parece um grande e emocionante filme.
Os pilotos dos guardiões morrem em missão. Nem tudo é perfeito, nem tudo dá certo de primeira e isso dá um toque de realidade e desespero a cada batalha.
Apesar de o background não ser bem trabalhado, os conflitos internos são. E o final de cada episódio te deixa com vontade de assistir o próximo.
Knights of Sidonia é recheado de ação e discussões políticas. É divertido, interessante e certamente vale a pena ser visto.