SINOPSE: Quando um amigo valioso é ferido em combate e um velho inimigo volta dos mortos, Barney Ross decide aposentar seu time e montar um com sangue novo e carne fresca.
Descartáveis 3. Realmente!
Ainda escrito por Sylvester Stallone mas dirigido por Patrick Hughes, Mercenários 3 mantém os rostos antigos, mas também investe em caras novas. Talvez até muito novas. Entre os nomes antigos, os principais são o próprio Stallone, Jason Statham e Arnold Schwarzenegger. Entre os novos nomes estão Antonio Banderas, Harrison Ford e Wesley Snipes.
Você deve ter reparado que, apesar de fazerem parte da nova equipe, não mencionei o nome de nenhuma das adições jovens ao filme. Isso é porque o trabalho dos caras é tão preguiçoso e as personagens são tão descartáveis que mal vale a pena mencionar.
Ainda falando sobre as personagens do filme, vou precisar de ajuda para entender o que aconteceu. Vários mercenários, como o próprio Statham, perderam suas identidades e estilo de combate durante as batalhas. A impressão que dá é que, assim como costumam dizer que aconteceu em X-Men 3, o número de personagens era tão grande em tela que eles menos se perdiam na bagunça.
É claro que isso não serve pra todos. Mel Gibson e Antonio Banderas se destacam de forma incrível. Gibson, por ser o vilão, aproveita sua experiência como cheirador de pó para encarnar um tipo deCoringa-Porradeiro e Banderas se mostra como o típico cara chato que acaba sendo o mais divertido em tela. Me arrisco até a dizer que, se não fosse pelos dois, Mercenários 3 teria sido uma experiência terrível.
Não vou dizer que não entendo a iniciativa de renovação do elenco. É claro que entendo. O problema é que isso acaba causando uma renovação na própria proposta do filme. Enquanto Mercenários 1 e 2 apresentava astros dos filmes de ação conhecidos como "exércitos de um homem só" interagindo em um super grupo, Mercenários 3 vira um filme em que esses caras aprendem com garotos da nova geração SEM CARISMA NENHUM.
Aliás, em alguns momentos do filme, a única coisa que dá para sentir em relação às interações dos "velha-guarda" com os novatos é vergonha: atuações e textos péssimos, falta total de carisma etc.
A trilha sonora, apesar de ter seus bons momentos, não respira por um segundo sequer e junto com a fotografia, que parece ter sido a única coisa que não mudou dos outros filmes, faz a experiência do filme ser bem cansativa. A história, bastante boba e clichê, também não ajuda.
Mercenários 3 é um filme medíocre com algumas boas cenas de ação e ótimos momentos com 5% do elenco. Eu trocaria todos os novatos pelo Liam Neeson.