Assassination Classroom


SINOPSE
Os alunos da pior turma do ginasial da escola Kunugigaoka têm uma missão especial: assassinar seu professor antes de passarem para o colegial. Esse professor, apelidado de Koro-sensei, destruiu parte da Lua e pretende explodir o planeta Terra dentro de um ano. Parece ser uma tarefa impossível, já que o sensei se move na velocidade Mach 20 e, ao mesmo tempo, é o melhor professor que já tiveram.




"Não sei com que armas a Terceira Guerra Mundial será disputada, mas a Quarta será com paus e pedras."
Albert Einstein

Assassination Classroom é o novo mangá, escrito por Yusei Matsui, que a Panini Comics trouxe para o Brasil em julho de 2014. Sua distribuição é bimestral, ou seja, só a primeira edição está à venda, mas a segunda sai ainda este mês de setembro.

Um ser maligno foi o responsável por explodir 70% da lua e jurou acabar com o Planeta Terra. Nenhuma arma de segurança japonesa foi capaz conter essa aberração, já que ela se move na velocidade Mach 20, o que equivale a 24.500 km/h. Porém, esta criatura sem nome fez uma proposta ao governo japonês: ser professor de uma turma do colegial e adiar a explosão da terra em um ano.

Essa é a turma "E", a pior classe do ginasial da escola de Kunugigaoka, que tem o objetivo de melhorar suas notas e matar seu professor, carinhosamente apelidado de Koro-sensei (nome derivado de korosenai, que significa imatável em japonês).


Olhando por esse lado o enredo parece meio bobo. E é mesmo. Da mesma maneira que o sensei ensina as matérias do cotidiano, também dá lições de como se tornar um assassino e, constantemente, desafia a turma a matá-lo. Quem o matar ganhará uma recompensa de dez bilhões de ienes.

Por outro lado, a turma utiliza armas de airsoft e facas de borracha, teoricamente por ser "o único material especial capaz de ferir a fera", mas isso torna as coisas meio infantis. As táticas de batalha utilizadas contra o professor não são tão interessantes assim, mas esse não é o foco principal.

O foco principal é a comédia, que está por conta de Koro-sensei. Ele aparenta ser um polvo maluco que tem incontáveis tentáculos, é super veloz e possui mania de limpeza. Eu nunca entendi qual é a fixação dos japoneses por tentáculos, mas o mangá está recheado de piadas como: "isto é tentacular!". E mesmo sendo o alvo, ainda é o melhor professor que a turma "E" já teve.


Assassination Classroom reserva seus três primeiros capítulos para explicar e reexplicar como Koro-sensei é mal e precisa ser morto; e como a turma "E" é a única capaz de ter uma chance de matá-lo. Tornando o início da história meio chato.

Porém, depois que isso é cravado na sua cabeça, o enredo começa a fluir e ficar um pouco mais divertido. O personagem principal é um aluno chamado Nagisa, que não é muito forte e nem muito inteligente, mas tem a brilhante ideia de documentar os pontos fracos do sensei, para que possa usá-los no momento certo.

Personagens mais interessantes vão surgindo com o passar da história, como Karma, um amigo de Nagisa frio e calculista, que sempre sonhou em poder matar um professor e agora está se deliciando com esta possibilidade. Aqui entra um quesito interessante, Karma percebe como Koro-sensei é um ótimo professor e também descobre que matá-lo não vai ser uma tarefa fácil, então ele decide que seu objetivo será "matar o professor que há dentro do monstro" e revelar a verdadeira face da fera.


Não me apaixonei por Assassination Classroom à primeira vista, como aconteceu quando eu li Love Hina ou Death Note (muito antes dos animes surgirem), mas ao terminar o primeiro mangá fiquei com um gostinho de quero mais na boca. É uma história casual e uma leitura descontraída, apesar de não ser incrível vou continuar acompanhando para ver onde isso tudo vai dar.

"Não sei com que armas a Terceira Guerra Mundial será disputada, mas a Quarta será com tentáculos."
Koro-Sensei
Compartilhe no Google Plus