
SINOPSE
Ovo é um garoto órfão, que desde bebê foi criado nos esgotos da cidade de Ponte Queijo pelos Boxtrolls, amáveis criaturas que vivem do lixo deixado por humanos. Como os boxtrolls são caçados impiedosamente por Archibald Snatcher e sua gangue, eles apenas deixam o subterrâneo à noite e, ainda assim, de vez em quando um deles é capturado. Quando Peixe, o boxtroll que criou Ovo, é pego, o garoto decide se aventurar pela cidade para resgatá-lo. É quando conhece Winnie, uma garota mimada que faz com que perceba que ele é, na verdade, um humano.

Os Boxtrolls (The Boxtrolls) é um filme produzido em stop motion pela Laika Entertainment, estúdio de animação que também é responsável por clássicos como A Noiva-Cadáver e Coraline e o Mundo Secreto. Logo, muitos já sabem o que esperar: um trabalho braçal de extrema qualidade, se passando em um universo levemente sombrio.
O novo longa do estúdio é dirigido por Graham Annable e Anthony Stacchi. Foi indicado ao Oscar de Melhor Animação ao lado de gigantes como Disney Pixar, Dreamworks e Studio Ghibli, mas provavelmente ainda não possui a força necessária para levar um prêmio desses para casa.

O cuidado com o stop motion é digno de aplausos. É claramente perceptível nos cabelos ao vento, nas expressões, nas movimentações fluidas de cada personagem e até mesmo na água. É tanto trabalho envolvido, que o próprio estúdio faz piada com isso nas cenas pós-creditos, onde um dos personagens diz: "E se houvesse gigantes olhando para nós? E cada vez que nos movêssemos, eles estivessem nos movendo. (...) Nenhum deles pode ir pra casa. Eles têm que fazer isto. (...) Acho que é trabalhoso demais, para falar a verdade. Não sei como eles arrumam tempo. Devem ter outros empregos. Deve ser mais um hobby." Ao mesmo tempo que soa como uma piada, também parece um divertido desabafo.

Por outro lado, o mundo subterrâneo onde os Boxtrolls vivem e o modo em que essa sociedade se desenvolveu é extremamente interessante. São exímios (e medrosos) catadores de lixo da cidade de Ponte Queijo, que constroem engenhocas divertidas de se observar. Vale um pause aqui e outro ali (caso você esteja assistindo em casa), para contemplar os detalhes.
É um filme para um público despretensioso, mas é divertido e merece ser visto.
"Ainda tenho 60% a 70% de certeza de que somos bons."