
Sinopse:
Em uma galáxia muito distante, o controle está nas mãos do cruel Império. O jovem Luke Skywalker se vê envolvido em uma guerra intergaláctica quando seu tio compra dois robôs, C-3PO e R2-D2, que traz uma mensagem da líder dos rebeldes, a Princesa Leia.

“Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...”
Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança; originalmente Star Wars: From the Adventures of Luke Skywalker; é o primeiro romance oficial da franquia Star Wars e é definido como um romance de ficção científica. Lançado em novembro de 1976, aproximadamente seis meses antes do lançamento do filme, foi primeiramente atribuído ao próprio George Lucas, o livro foi escrito pelo ghostwriter Alan Dean Foster com base no roteiro original de Lucas.
Por ser baseado no roteiro, algumas diferenças são encontradas entre o livro e filme, sendo a principal delas um foco maior na vida de Luke Skywalker em Tatooine, suas amizades e sua relação com seus tios. Devido a isso, ele se torna um personagem muito mais carismático. É curioso reparar que o processo inverso ocorre com o Han-Solo. Sem poder contar com o charme de Harrison Ford, Han é, no início da narrativa, um personagem de menos carisma, ainda que suas aventuras e seu gênio acabem por conquistar o leitor.

De modo geral, os personagens são interessantes (tanto quanto no filme) e, ainda que não extremamente bem desenvolvidos, é possível criar um laço emocional com cada um deles – o que definitivamente é mais forte caso o leitor já seja um fã da saga: é muito divertido ver os personagens já conhecidos descritos de formas novas e um tanto emocionante acompanhar mais uma vez suas jornadas.
O livro apresenta uma narração simples e fácil de acompanhar e os acontecimentos são descritos de forma clara, o que agiliza a leitura e transformando-a numa experiência bem próxima à de ver o filme: o leitor realmente se sente dentro da história. Por isso, o romance é tão indicado para um fã apaixonado quanto para aquele seu priminho que ainda não teve o primeiro contato com esse universo.
Em relação a surpresas no enredo e, principalmente, no desfecho, Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança tem a mesma característica do filme: na época de seu lançamento certamente surpreendeu, mas possui uma trama previsível e que, atualmente, já faz parte da cultura popular, não deixando espaços para grandes revelações desconhecidas do público.

É impossível falar do livro sem comentar sobre a edição brasileira dele. Lançado pela editora Darkside, o livro tem capa dura com uma ilustração do Darth Vader e conta com páginas amareladas muito agradáveis para a leitura. A edição traz os três romances que formam a trilogia clássica: os Episódios IV, V e VI. É um livro muito bonito que vale o investimento (e acho que a Darkside podia estar me pagando por essa propaganda).
Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança é divertido, ágil como o filme que o originou e é uma obra que funciona, tanto como livro quanto como item de colecionador. Fortemente recomendado para os fãs: desde os mais malucos até os que começaram agora a se aventurar nessa galáxia muito, muito distante.
“Que a Força esteja com vocês!”