The Last - Naruto o Filme

SINOPSE
A Lua está em rota de colisão com a Terra, e pode se chocar com o planeta na forma de um meteoro. Enquanto isso, Hanabi é sequestrada por um estranho homem. Cabe a Naruto, Shikamaru, Hinata, Sakura e Sai salvar Hanabi e consertar a situação.



Algumas coisas devem ficar onde estão.

A passagem das animações japonesas pelos cinemas parece estar em alta novamente. Depois de Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco: a Lenda do Santuário, chegou a vez de Naruto, que teve seu mangá encerrado recentemente, ir às telonas com o filme The Last - Naruto (ou alguma coisa assim).

O longa possui um diferencial em relação a seus primos: ao contrário de Cavaleiros do Zodíaco, que reconta sua saga de um jeito porco, e Dragon Ball, que inclui uma aventura no meio do seu arco original (criando um problema de continuidade), Naruto investe fundo em sua mitologia e cria um encerramento péssimo, mas bem embasado.

O filme começa de maneira simples, mas linda: reconta a história do Chakra e dos Shinobis desde o início, começando com o Sábio dos Seis Caminhos, passando pelos Hokages, por Madara e até pelas bestas das caudas, e terminando na luta entre Naruto e Sasuke.


É uma pena que logo depois desta maravilhosa apresentação de toda a mitologia daquele universo, o filme siga de uma maneira tão idiota: o seguidor de um clã que se denomina como descendente do irmão do Sábio dos Seis Caminhos decide destruir a Terra porque... sim. Além disso, ele precisa casar com a Hinata, porque ela tem um Byakuugan e também seria descendente do irmão do Sábio.

É claro que Naruto, que agora é tratado como Herói de Konoha pela sua atuação na última Guerra Ninja, será envolvido nesta trama. A diferença é que, desta vez, a situação é extremamente pessoal, pois Naruto está apaixonado por Hinata.

É engraçado notar a diferença de tom entre este Naruto e o Naruto de Raíz, que é feito para jovens rapazes que só querem ver lutas: aqui, as batalhas são colocadas em último plano e só acontecem em momentos muito específicos de um jeito muito frustrante (como o trio lutando contra um caranguejo gigante, por exemplo). Por outro lado, não é como se este filme deixasse de colocar lutas para abordar questões mais sérias. A princípio ele tenta, mas logo abandona tudo para investir todas as fichas no romance entre Naruto e Hinata. É ridículo.


Existe um espírito de saudosismo e nostalgia muito grande, que permeia o filme inteiro. Para os fãs mais próximos, esse recurso deve ser um bom jeito de disfarçar a derrota que é apresentada. 30% do tempo de tela é dedicado a flashbacks, que  não têm a menor função narrativa.

Em resumo, The Last - Naruto o Filme é uma animação ruim que não faz jus à própria abertura. É confusa, boba e desnecessária. Se existe algo que podemos tirar daqui é que Naruto, assim como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, deve permanecer onde está: no passado.
Compartilhe no Google Plus