Knights of Sidonia - 2ª Temporada

SINOPSE
Se passaram mil anos desde que um Gauna, uma estranha raça alienígena, destruiu o sistema solar. Uma parte da humanidade conseguiu escapar usando enormes "naves semeadoras", como Sidonia, que permitiram manter a população salva no espaço. Nagate e seus companheiros irão arriscar suas vidas em uma batalha decisiva pela sobrevivência da humanidade.



Knights of Sidonia (Sidonia No Kishi) é uma animação japonesa criada por Nihei Tsutomu e possui uma distribuição mundial exclusiva pela nossa querida Netlix. Mais uma vez, a Ruiva trouxe a possibilidade de se assistir ao anime com sua dublagem original, em inglês e até mesmo em português, aumentando assim o alcance das produções orientais. Caso você não conheça nada sobre o anime, sugiro que leia antes o post da primeira temporada.

Cada temporada possui apenas 12 episódios, e isto foi muito bem aproveitado na primeira. O tempo mais curto geralmente ajuda a manter o foco no enredo e evita os famigerados episódios fillers, aqueles "enchedores de linguiça" que não acrescentam em nada.

No início, aprendemos junto com Nagate Tanikaze como Sidonia funciona, sua limitações, um pouco de sua política e seu principal problema: os Gaunas. Mas uma parte importante da história foi deixada como isca para a segunda temporada: quem são os Gaunas? Da onde eles vieram? E por que eles atacaram o Planeta Terra?


O principal problema da continuação do anime é que quase nada disso foi sequer explorado. Uma vez que a produtora já havia chamado a atenção dos expectadores para aquele universo, a decisão para a segunda temporada foi apostar no desenvolvimento dos personagens. Não que seja algo desinteressante, mas é uma notória quebra de ritmo. As batalhas sufocantes e cheias de mortes dão lugar àquela típica comédia romântica japonesa, composta por um triângulo amoroso e situações tragicômicas, o que leva os 12 episódios a parecem mais longos do que, de fato, são.

No âmbito de desenvolvimento do enredo, foi utilizada uma fórmula parecida com a de Lost: ao invés de preparar o terreno para desenvolver os primeiros mistérios, ainda mais dúvidas são jogadas no ar. Porém o plot principal da segunda fase do anime é uma discussão muito atual: em meios a tantas coisas artificiais, transgênicas e modificadas, qual é o limite? O que pode ser aceito e o que não pode?

A parte técnica, mais uma vez, não deixa a desejar. No espaço não tem som? Bobagem! Cada movimentação dos mechas, cada tiro e cada explosão podem ser muito bem ouvidos e, atrelado a isso, temos um belo visual, que conta com pitadas de animação computadorizada, mas ao mesmo tempo mantém o visual do clássico estilo feito à mão.


Apesar de a qualidade da segunda temporada ser inferior à da primeira, o anime mantém alguns pontos interessantes. Ainda que as batalhas tenham ganhado menos tempo de tela, os mechas evoluíram, trazendo novas possibilidades na guerra contra os Gaunas, e isto ainda é muito legal de se acompanhar. Mas, provavelmente, é a terceira temporada que irá ser definitiva para ditar o futuro de Knights of Sidonia. Até lá, tudo que nos resta é aguardar.
Compartilhe no Google Plus