Realidades Adaptadas

SINOPSE
Os sete contos que formam esta edição, além de terem sido adaptados para as telas do cinema, apresentam questionamentos sobre a condição do ser humano e exploram a realidade de diversos ângulos através de personagens singulares. Essas temáticas são apenas o princípio de uma investigação instigante, que desvenda aspectos de universos que, embora diferentes do nosso, possuem semelhanças perturbadoras.




Já falamos de Philip K. Dick em Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? (veja aqui), mas o fato é que o autor não é muito conhecido e nem divulgado no Brasil. K. Dick, além de ser um importante escritor de ficção científica, possui o maior número de obras do gênero adaptadas para longas-metragens, se destacando até entre grandes nomes como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke.

Espertamente, a Editora Aleph organizou Realidades Adaptadas; uma coletânea, inédita no mundo, de contos que serviram de inspiração para vários roteiristas. São sete histórias que demonstram a versatilidade do autor e sua preocupação em levantar questionamentos que nos tiram da zona de conforto.

Você pode até não ter lido, mas provavelmente já deve ter assistido (ou ouvido falar) de algum dos filmes: Lembramos Para Você a Preço de Atacado inspirou O Vingador do Futuro; Segunda Variedade estreou nas telonas como Screamers - Assassinos Cibernéticos; O Relatório Minoritário se transformou em Minority Report - A Nova Lei; O Homem Dourado foi roteirizado como O Vidente; Equipe de Ajustes virou Os Agentes do Destino; Impostor e O Pagamento mantiveram o mesmo nome nos cinemas.


No geral, os contos são desenvolvidos de uma maneira fora do padrão esperado. Não existe um herói protagonista, um vilão trabalhando contra a causa e nem mesmo um compromisso com a felicidade do leitor. São "apenas" recortes de uma realidade diferente da nossa. É quase um exercício de observação e ponto de vista. Você é apresentado a um problema, entende o lado e a motivação de cada personagem, muda completamente de opinião pelo caminho e (não sem antes ter algumas explosões de cabeça) é levado para a conclusão daquele caso.

Em um pequeno resumo (quase simplório) é interessante dizer que o Segunda Variedade e O Homem Dourado colocam em xeque a maneira superior com que os seres humanos enxergam sua própria raça. O Pagamento e O Relatório Minoritário trazem uma discussão sobre o certo, o errado e o necessário. Enquanto Impostor, Lembramos Para Você a Preço de Atacado e Equipe de Ajustes demonstram a pequenez da vida em relação a fatores externos do universo. É natural esperar que alguns contos sejam melhores que outros, mas todos eles deixam um gostinho quase amargo de "não termina agora, eu quero mais disso".

Realidades Adaptadas é um ótimo portal de entrada tanto para a ficção científica quando para a mente fanática e instigante de Philip K. Dick; mas também agrada bastante leitores mais acostumados com o gênero. Sua narrativa simples combinada com um discurso profundo faz com o que seja difícil deixar o livro na estante por muito tempo, 10 páginas logo se tornam 30, 50 e, assim, cada história vai sendo rapidamente devorada.
Compartilhe no Google Plus